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Saúde da Mulher

Dicas nutricionais para quem deseja engravidar.


Se o casal está tentando engravidar certamente sabe da importância do estilo de vida do marido e da mulher para a concepção do bebê. Acredita-se que uma alimentação balanceada a base de nutrientes específicos mantém os órgãos reprodutores saudáveis e prontos para conceber.

Para ajudar as futuras mamães, preparei uma lista com os alimentos fontes de nutrientes envolvidos na concepção do bebê e que deverão ser consumidos pelo casal. A ingestão destes alimentos, aliada a prática de exercícios físicos, pode corrigir fatores relacionados à infertilidade.


  • Zinco: carnes (bovina, peixes, aves), leite e derivados, frutos do mar (ostras, marisco), fígado, cerais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e nozes.

  • Selênio: fígado, rins, frutos do mar, cerais integrais, alho, castanha do Pará e cogumelo. Esse mineral também ajuda a prevenir o câncer de próstata.

  • Vitamina A: fígado, brócolis, frutas e vegetais de cor amarela, laranja e/ou vermelha (cenoura, damasco seco,…)

  • Ácido fólico: fígado, carne bovina, sardinha, suco de laranja, repolho cru, vegetais verde escuros (espinafre cozido, brócolis).

  • Vitamina C: frutas cítricas (acerola, goiaba, morango, kiwi, laranja), pimentão amarelo, espinafre, couve refogada, couve-flor cozida)

  • Vitamina D: peixes (salmão, sardinha, arenque fresco), gema de ovo, leite (recomenda-se também a exposição à luz solar).

  • Vitamina E: óleos vegetais, germe de trigo, leguminosas, gema de ovo, abacate, semente de girassol, amêndoa, nozes.

  • Cálcio: leite e derivados, sardinha, salmão, ostras, milho, flocos de cereais, folha de brócolis.


Para a mulher, além das recomendações acima, é importante também:


  • Evitar excesso de cafeína;

  • Manter bons níveis de ferro no sangue a fim de evitar a anemia. São alimentos fontes de ferro: fígado, carne bovina, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e vegetais de cor verde-escuro (espinafre, brócolis, couve…)

  • Ingerir vitaminas do complexo B, principalmente:

  • Ácido fólico: fígado, carne bovina, sardinha, suco de laranja, repolho cru, vegetais verde-escuros (espinafre cozido, brócolis, …)

  • Vitamina B1: farinha de aveia, flocos de cereais, castanha do Pará, nozes, gergelim, leguminosas (lentilha e feijão fradinho).

  • Vitamina B2: flocos de cereais, frutas oleaginosas (castanha portuguesa, amêndoas, avelã, castanha de caju) leguminosas (lentilha e feijão fradinho), fígado, rim, laticínios (queijo minas, queijo prato e requeijão);

  • Vitamina B3 (niacina): arroz integral, flocos de cereais, pão integral, amêndoa, carne bovina, frango, fígado, rim, bacalhau, queijo minas, gema de ovo.

  • Vitamina B6: fígado, cereais integrais (arroz, aveia), leguminosas, frango, repolho, banana e laranja.

  • Vitamina B12: leite e derivados, carnes, vísceras (fígado, coração, rins), peixes e frutos do mar, ovos.


Outras dicas importantes:


  • Manter o peso corporal adequado evitando-se a alta ou baixa porcentagem de gordura corporal.

  • Evitar o consumo de álcool (mesmo em quantidades moderadas).

  • Evitar produtos a base de soja, pois são ricos em fitoestrogênios.

  • Durante o período da indução da ovulação adote uma dieta normoprotéica e rica em carboidratos.