Warning: DOMDocument::loadHTML() [domdocument.loadhtml]: Empty string supplied as input in /home/drapatr/public_html/blog/wp-content/themes/pat2016/index.php on line 45


BLOG

Saúde da Mulher

Infertilidade Masculina


A infertilidade conjugal atinge em média 15 % dos casais. A participação masculina, nos casos de infertilidade, corresponde a 50%, isoladamanete ou associada à infertilidade da parceira. Cerca de 7 % de todos os homens enfrentem dificuldades reprodutivas. Diante desse fato, a avaliação masculina deve ser feita concomitantemente à avaliação da mulher.

Após o aparecimento da ICSI (Injeção intracitoplasmática), o enfoque da infertilidade masculina obteve uma mudança muito grande e o urologista passou a desempenhar um papel muito importante na reprodução assistida.

A investigação do homem consiste em uma anamnese detalhada, exame físico e exames subsidiários. Durante a avaliação do histórico, tempo de infertilidade, antecedentes de trauma ou torção testicular, infecções, criptorquidia, uso de medicamentos e drogas, histórico ocupacional, doenças sistêmicas, antecedentes neoplásicos, cirurgias prévias, histórico sexual e hábitos como tabagismo, alcoolismo etc… devem ser rigorosamente investigados para determinação diagnóstica.

O espermograma não é um exame de ferttilidade, e sim um bom sinalizador do status funcional dos testículos.

A produção espermática tem uma variação muito grande, por isso jamais deve ser feita uma única avaliação. Sugerem-se duas coletas com 15 dias de intervalo.

Após a avaliação do espermograma, o paciente será classificado conforme sus alterações. O tratamento é feito por meio de técnicas de recuperação espermática que são utilizados conforma a causa.

Azoospermia obstrutiva: MESA, PESA, TESE, TESA
Azoospermia não-obstrutiva: MicroTESE, TESE, TESA

MESA (microsurgical epididymal sperm aspiration)
Técnica cirúrgica de extração espermática com retirada de pequenos fragmentos do epidídimo, com o uso de microscopia.

PESA (percutaneous epididymal sperm aspiration)
Consiste na captura de espermatozóides por punção aspirativa dos epidídimos, realizada com anestesia local.

TESE (testicular sperm extraction)
Técnica cirúrgica de recuperação espermática intratesticular realizada por biópsias, sem magnificação. Esse procedimento pode ser feito com anestesia local ou com bloqueio anestésico.

TESA (testicular sperm aspiration)
Técnica de recuperação espermática intratesticular por punção aspirativa, realizada com anestesia local.

MicroTESE
Técnica de recuperação espermática com auxílio de magnificação (microscópio), acompanhada por um bloqueio anestésico. Esse procedimento consiste na abertura do testículo, dissecção do parênquima testicular em busca de áreas produtoras de espermatozóides.