Warning: DOMDocument::loadHTML() [domdocument.loadhtml]: Empty string supplied as input in /home/drapatr/public_html/blog/wp-content/themes/pat2016/index.php on line 45


BLOG

Saúde da Mulher

Vasectomia e Gravidez


Nos casos de vasectomia existe a possibilidade de reversão cirúrgica, por isso a punção epididimária deve ser discutida com o paciente. Importante salientar que essa técnica cirúrgica é primeira escolha no tratamento dos casais, levando em consideração sempre a faixa etária da mulher.

O resultado da reversão está intimamente ligado ao tempo tempo da vasectomia. Quando não existe possibilidade de reversão pós-vasectomia, pode-se tentar a captura espermática nos epidídimos (MESA, PESA) e posteriormente testicular (TESA, TESE, microTESE), quando houver falha por via epididimária.

Nos caos não obstrutivos, as técnicas são todas direcionadas para a recuperação de espermatozóides testiculares (TESA, TESE, microTESE).

Quanto menor o intervalo entre a vasectomia e a sua reversão, melhores serão os resultados para conseguir a gravidez desejada. Segundo estudos, os dados são:

Vasectomia realizada há 3 anos: 97% de sucesso
Vasectomia realizada de 3 a 8 anos: 88% de sucesso
Vasectomia realizada de 9 há 14 anos: 79% de sucesso
Vasectomia realizada há mais de 15 anos: 71% de sucesso