Histórias de Sucesso

Dra Patrícia Varella

Relato 2

Consulta Relato 2
Ela, 31 anos, ele 39 anos, tentativa de engravidar há 2 anos, me procuraram em 29/01/2009.

Realizada história clínica minuciosa e investigação diagnóstica através de exames complementares.

O espermograma resultou normal, bem como a histerossalpingografia, porém na avaliação da cavidade uterina através de histeroscopia, constatado que a cavidade apresentava-se dividida em sua metade superior, sugerindo útero bicorno ou septado e regiões cornuais bilaterais afuniladas.

Frente a esse achado, foi sugerida uma ressonância nuclear magnética da pelve para melhor caracterização e planejamento de conduta cirúrgica.

A ressonância nuclear magnética revelou sinais de útero septado com presença de nódulo miomatoso na porção miometrial que divide as cavidades endometrias na região fúndica e múltiplos nódulos miometrias compatíveis com miomas uterinos.

Nesse caso, ressalta-se que o mioma por si só na grande maioria das vezes não causa infertilidade porém a localização do que ela possuía, abaulava e dividia a cavidade uterina em um septo.

Em 07/04/2010 realizada videolaparoscopia e histeroscopia com retirada do septo uterino e do mioma fúndico e paciente evoluiu muito bem no pós operatório.

Após dois ciclos menstruais normais, o casal foi liberado para tentar gestação espontânea e a paciente manteve ciclos regulares, por mais 6 meses, porém ainda sem gestação até janeiro de 2010, quando em reavaliação, foi optado por tratamento mais efetivo como a fertilização in vitro (FIV).

Realizada indução de ovulação com protocolo de agonista Lupron 0,5 e 0,025 e Gonal 225 UI a partir do 3º dia da menstruação. A paciente respondeu ao 12º dia do ciclo com folículos de 13, 12, 9 e 8 mm no ovário direito e folículos de 18, 16, 14, 13, 9 e 8 no ovário esquerdo e endométrio de excelente qualidade, proliferativo, trilaminar com 11 mm de espessura.

Como ainda nesse dia, haviam folículos pequenos, o ciclo foi prolongado por mais dois dias, até 14o dia, quando foi medicada com Ovidrel e marcada a coleta de óvulos (folículo-aspiração) para 35 horas após essa última medicação.

Foram obtidos 5 óvulos maduros (MII), 5 embriões, deles, 3 com boa qualidade, transferidos em dia +3, em 10/02/2010. Realizado adequado suporte de fase lútea através de progesterona via vaginal e em 22/01/2010 ela realizou um beta HCG quantitativo que resultou 111.

Em 12/03/2010: realizado primeiro ultra som com 6 semanas, embrião único, vivo, normal. Todo o pré natal transcorreu sem intercorrências e em 18/10/2010 nasceu Arthur de parto cesárea, por apresentação pélvica, bem, 2940 g, Apgar 9-10-10.

Veja mais relatos:
Relato 5
Relato 4
Relato 3
Relato 1


Dra. Patrícia Varella Gestante Espaço da Mulher Blog Reprodução Assistida Fotos Infertilidade Conjugal
Fertilidade Inseminação Atividade Física Viagens de Avião Na Midia IMPORTANTE Home
Fertilização in vitro Programa de Doação de Óvulos Twitter YouTube Engravidar Qualidade de Vida Facebook Entrevista